jueves, 13 de mayo de 2010

CD - Lancaster - Late Night Blues





Blues Brasilero

Lancaster é um dos mais aclamados cantores-guitarristas de blues do Brasil, tendo em seu currículo quatro Cds lançados, e três participações no programa Jô Soares. Sua bagagem internacional inclui gravações e turnês com o organista Deacon Jones, um ano e meio trabalhando como guitarrista do Crosby Tyler Quartet em Los Angeles, e graduação pela Musicians Institute de Los Angeles.Apresentou-se nos principais festivais internacionais de blues do Brasil - Nescafé & Blues, Bourbon Street Blues Festival, Natu Blues Festival, Festival de Jazz & Blues de Guaramiranga e Fortaleza, Festival de Blues de Brasília, Oi Blues By Night de Recife, Sesc'n Blues de Ribeirão Preto, entre outros.Lancaster foi colunista das revistas Blues& Jazz e Guitar Class, foi capa da revista Cover Guitarra e Guitar Player Brasil. Seu show ao lado de Nuno Mindelis e Marcos Otaviano gravado no Sesc Paulista em 2001 é exibido periodicamente pela TV Sesc.Lancaster nasceu em Belo Horizonte em 8 de abril de 1964. Mudou-se para São José dos Campos aos seis anos de idade, onde mora atualmente. Entre 1981 e 1982 conclui o segundo grau nos Estados Unidos, na cidade de Portland, no estado de Oregon.. Filho de professores de inglês, Lancaster começou a dar aulas aos dezessete anos, antes mesmo de tornar-se músico. Nos anos 80 estudou guitarra jazz com Conrado Paulino e Fernando Correia, violão erudito com Mauro Cabral, e piano e teoria no Conservatório Musical do Brooklyn Paulista. De 1987 a 1997 ficou embasado em São Paulo.
Começou seu trabalho no Blues em 1990 apresentando-se em bares em São José dos Campos e São Paulo. De 1994 a 1995 morou em Los Angeles onde atuou como guitarrista do Crosby Tyler Quartet. Durante o ano em que estudou no GIT (Guitar Institue of Technology), viu um anúncio em uma revista e foi fazer um teste para entrar na banda. Por preencher os requisitos de conhecer o blues tradicional, tocar com uma guitarra antiga e vestir terno, conseguiu o posto de titular. Fez oitenta apresentações por toda a região metropolitana de Los Angeles e sul da Califórnia.Lancaster gravou o CD Working Like a Slave em 1995, com o convidado Deacon Jones (organista de John Lee Hooker por dezoito anos) e com a participação dos metais da Banda Mantiqueira (indicada ao Grammy de melhor banda instrumental estrangeira). O CD foi lançado pela gravadora Velas de Ivan Lins.Participou do Nescafé & Blues 1996 - o mais importante festival de blues internacional do Brasil. Seu show foi reprisado diversas vezes pela Televisão Cultura, e lançou o guitarrista no cenário nacional. Participou neste mesmo ano do Programa Jô Soares 11 e meia, quando este ainda trabalhava no SBT.Em 1997 fez uma turnê com Deacon Jones pelo estado de São Paulo, lançando seu primeiro CD em centros culturais e unidades do SESC.Em 1998 lançou "Late Night Blues", CD elogiado pela crítica que o consagrou como um dos principais expoentes do Blues de Chicago no Brasil. Lancaster realizou shows de lançamento desde Porto Alegre até Salvador e Recife. Flávio Guimarães (gaitista do Blues Etílicos) participou deste CD e convidou Lancaster para uma série de shows conjuntos em Brasília e São Paulo.
Em 1999 lançou o terceiro CD "A Beautiful Day For The Blues", com a participação do pianista Ari Borger. Lançado pela Eldorado, o CD logo esgotou sua prensagem inicial. Lancaster fez uma noite de lançamento na Bourbon Street Music Club em São Paulo, e depois em diversas outras capitais e cidades do interior.Em 2000 fez uma turnê pelos SESCs do estado de São Paulo acompanhado de uma banda com três metais, incluindo no repertório clássicos de Carlos Santana. Este trabalho influenciou muito o rumo musical de sua carreira, que agora mescla elementos de música latina e brasileira.Após um show apoteótico ao lado de Nuno Mindelis e André Cristóvam no SESC Belenzinzinho em São Paulo nas vésperas do carnaval de 2001, Lancaster partiu para um retiro espiritual informal que durou dois anos. Passou este tempo estudando Bansuri (flauta indiana) e praticando yoga e meditação.Em 2004 Lancaster deu início a uma nova fase de sua carreira formando uma parceria com o organista Flávio Naves. Ao lado da Banda Brasileira de Blues os dois músicos gravaram "Bluesamba" - o primeiro Cd da dupla e o quarto de Lancaster. Neste trabalho a influência da música brasileira pode ser observada pela primeira vez em sua música. Em julho e agosto Lancaster participou de uma nova turnê com Deacon Jones no estado de São Paulo, participando do Primeiro Festival Internacional do SESC Araraquara.Em 2005 Lancaster começou o ano participando do Festival de Jazz e Blues de Guaramiranga e Fortaleza, e do primeiro Bourbon Street Blues Festival. Participou do Programa Jô Soares, em Novembro, lançando o Cd Bluesamba. Participou dos programas de televisão Papo Vanguarda e do programa Sem Limites da Bandvale. Em junho realizou shows ao lado do guitarrista de New Orleans Kenny Brown. Em Outubro organizou e participou de mais uma turnê com Deacon Jones, desta vez incluindo o Festival de Blues de Brasília, shows em Recife e no interior do estado de São Paulo. Em 2006 Lancaster iniciou um trabalho de trio, ao lado do baixista Rodrigo Mantovani e do baterista Richard Montano. Fizeram uma temporada de três meses no Hotel Grand Hyatt em São Paulo, apresentaram-se como atração principal da comemoração de aniversário da cidade de Caçapava. Em agosto Lancaster uniu-se novamente a Flávio Naves para participar do Festival de Blues do SESC Ribeirão Preto, que é o festival mais tradicional do Brasil (desde 1989). Lancaster grava também um DVD e seu quinto CD em setembro deste ano, celebrando 15 anos de blues. O novo Cd marca a estréia de suas composições em português, que nunca haviam sido gravadas.




1 comentario:

  1. E hoje, 23 de julho/2011 teremos a grata presença de Lancaster Ferreira novamente em Araraquara juntamente com Deacon Jone e Flávio Naves.
    A abertura do show fica por conta de Márcio Rocha & Song Brothers, às 20h.

    É a segunda vez que Rocha, Deacon Jones, Flávio Naves e Lancaster Ferreira tocam na mesma noite. Em 2004, durante o Araraquara Blues Festival, realizado numa parceria entre o Sesc e a prefeitura municipal, a abertura do show foi de Márcio Rocha & Juke Joint.

    Deacon Jones e os músicos da banda visitaram as oficinas de blues, coordenadas por Márcio Rocha, músico radicado há 15 anos em Araraquara, com trabalho que mantém viva a chama do blues, formando público e músicos.
    Aquele momento foi inesquecível para os alunos e o professor, pois tocar com uma lenda viva e ouvir bons comentários à respeito, é emocionante, no mínimo.
    Sua volta à cidade merece esse destaque já que ele contribuiu no fortalecimento desse cenário naquela oportunidade.
    Hoje, muitos daqueles alunos são músicos, conhecedores e amantes do blues. Alguns estarão presentes para prestigiar essa rara oportunidade que Araraquara recebe musicos de primeira categoria.
    Agradecemos!
    The blues is all right!

    ResponderEliminar